O QUE É UMA FONTE DE ALTA TENSÃO?

Alta Tensao Natureza 600x300

Fonte de alta tensão é um dispositivo que tem em sua entrada a tensão em níveis convencionais e na sua saída fornece alta tensão.

A definição do que é Alta Tensão é relativa. Tensão acima de 60V já causa perigo ao ser humano. Pela definição da norma NR-10 brasileira, no entanto, é considerada alta tensão quando esta for superior à 1000V.

A alta tensão está presente na natureza e sua forma mais evidente é o raio elétrico. No cotidiano, fontes e equipamentos que utilizam alta tensão estão muito próximos de nós, mas frequentemente não nos damos conta disso. Exemplo disso são os fornos de micro-ondas e a rede de distribuição elétrica. Até bem pouco tempo atrás, os televisores e monitores de computador que utilizam o cinescópio (ou CRT) estavam em todos os lugares também. Esses equipamentos também utilizam a alta tensão em seu princípio de funcionamento. Saindo do ambiente doméstico, vários outros equipamentos utilizam alta tensão, como máquinas de raio-X (médico, dental, verificação de bagagem no aeroporto), máquinas de corte e marcação Laser, equipamentos de telecomunicações (enlaces de micro-ondas), etc…

O desenvolvimento de fontes de alta tensão teve impulso na Segunda Guerra Mundial, no desenvolvimento dos radares que ajudaram os aliados a ganhar a guerra (http://guerra1940.blogspot.com.br/2012/06/radar-salvou-gra-bretanha-em-1940.html).

 

Fonte: http://inergiae.com.br/site/o-que-e-uma-fonte-de-alta-tensao/